Estacionado na Rua 15 de Novembro esquina com a Rua Ébano Pereira, o bondinho foi inaugurado em 27 de outubro de 1973 e seu objetivo inicial era fornecer recreação para as crianças, através de atividades pedagógicas e artísticas, enquanto seus pais se ocupavam em fazer compras nas lojas do calçadão.
Entre os anos de 1986 a 1989, o local transformou-se em ponto de informações turísticas, mas a partir de 14 de outubro de 1989 (numa grandiosa festa em homenagem ao Dia da Criança) voltou a oferecer os seus serviços originais (atender as crianças).
No período de um ano e meio, entre 2004 e 2005, o bondinho esteve desativado e logo após a prefeitura, em parceria com o banco HSBC, fez uma ampla reforma para que o mesmo passasse e efetuar serviços de atividades culturais e, novamente, de recreação, porém, em 2008 os serviços foram suspensos e novamente o Bondinho fechou as portas para os seus “passageiros”.
Em novembro de 2010, após uma longa reforma, o bondinho da Rua XV reabriu suas portas ao público curitibano. Sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, a famosa atração foi denominada de Bondinho da Leitura, oferecendo uma mini-biblioteca aos transeunte da Rua das Flores.
Vale a pena também lembrar que esse bonde nunca circulou em Curitiba, ele veio de Santos pra ficar na rua XV, se tornando um cartão postal de Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário